sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Cadeia de custódia da prova


O tema da quebra cadeia de custódia da prova é pouco desbravado na doutrina e jurisprudência nacionais, mas nem por isso é de pequena importância. Ao contrário, a sua configuração poderá tornar inócua toda atividade investigatória.

A cadeia de custódia consiste em um procedimento destinado a documentar todo o histórico cronológico da descoberta de provas e elementos de prova.

O seu objetivo é bem claro: evitar a manipulação das provas após a sua produção, de forma a impedir a impunidade de alguém ou a incriminação de um inocente.

Esta manipulação pode ocorrer de diversas formas, a exemplo da troca de documentos inseridos nos autos de inquérito policial, bem como impedir o acesso da defesa à integralidade de interceptação telefônica já realizada.

As formas de se imprimir maior segurança à cadeia de provas podem se dar, por exemplo, por meio da colocação de lacres em evidência e da restrição do acesso às provas apenas aos profissionais responsáveis pela custódia.

No campo jurisprudencial, o Superior Tribunal de Justiça já se deparou com o tema no julgamento do HC 160.662. Na oportunidade, a Corte Cidadã entendeu que embora não haja a obrigatoriedade de degravação total de interceptação das comunicações telefônicas colhidas por autoridade policial, a defesa tem direito a acesso irrestrito ao resultado das gravações. Nas palavras do relator, acaso estes elementos estejam em parte apagados ou perdidos, deve-se reconhecer a existência de “constrangimento ilegal, nos termos do art. 654, § 2°, do CPP, ante a nulidade das provas produzidas nas interceptações telefônica e telemática, em decorrência da ausência de preservação de parte do material probatório colhido, caracterizando cerceamento do direito de defesa.”

Desta feita, entende-se que a cadeia de custódia da prova é essencial ao sucesso das investigações e ao próprio devido processo legal, visando ao respeito das regras processuais e à imposição de um decreto jurisdicional justo e adequado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...