Automotivação


Equilíbrio emocional é o grande segredo para se obter sucesso em qualquer campo da vida, seja no estudo, trabalho, esporte, relacionamentos, etc. Não pretendo escrever um tratado sobre automotivação, até porque não sou nenhum “expert” na área. Minha intenção se limita apenas a compartilhar minhas experiências.

Nestes anos de preparação para concurso público (é, meus amigos, já estou quase completando dois anos de aventura e posso afirmar que passaram como um foguete), percebi não ser suficiente para uma boa preparação enfiar a cara no livro e esquecer o mundo à sua volta. Quem já seguiu ou segue esse caminho sabe sê-lo altamente estressante e frequente a queda de rendimento. Por várias vezes minha cabeça quase explodiu de tanta informação ao ponto de chegar à exaustão física e psicológica de não querer mais estudar naquele dia e nos seguintes. Não estou levantando a bandeira para se levar uma vida badalada, sem qualquer sacrifício, na qual seria plenamente possível estudar, ir a festas, visitar os amigos, ou seja, realizar diversas programações além do estudo. Esqueça! Isso é utopia, ao menos para as pessoas normais, como eu. Lembre-se que cada escolha implica uma renúncia. Não dá para viver uma vida comum quando se escolhe o caminho árduo de concurso público, por isso o desgaste emocional toma conta da maioria dos concurseiros.

Então, como se preparar emocionalmente? Como já disse, não sou nenhum especialista, mas posso dar algumas dicas que sigo e funcionam para mim. Busco me motivar através de leituras de alguns livros escritos por pessoas vencedoras em vários seguimentos. Os livros que recomendarei são simples e curtos (não se preocupem, os estudos não serão sacrificados), sendo suficiente uma dose diária e homeopática de poucos minutos (normalmente dedico dez minutos) antes de se iniciar os estudos. Assim, aliando-se exercícios físicos diários ao fortalecimento da mente através dessas leituras, o estudo será potencializado. Chega de cansaço físico e mental!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...