quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Motivação - Livro "Nunca deixe de tentar", de Michael Jordan


Logo que inaugurei o tópico sobre automotivação, comprometi-me a comentar e indicar alguns livros não técnicos que julgo muito úteis à preparação emocional para concursos públicos. Demorei um pouco, mas, finalmente, cumpri o prometido.


O livro escolhido, um dos meus preferidos, é de autoria do maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan, cujo título é “Nunca deixe de tentar”, publicado no Brasil pela editora Sextante. A obra é excelente e conta com comentários, capítulo a capítulo, de Bernardinho, técnico da seleção brasileira de vôlei masculino.

Sobre o livro, selecionei diversas passagens (abaixo transcritas), reputadas por mim como as mais valiosas, e fiz comentários para ajustá-las à preparação para concursos públicos, que, no final das contas, não é muito diferente da formação de atletas, pois os fundamentos são os mesmos. Espero que gostem e, se for possível, comentem.

·        “Meu principal objetivo sempre foi me tornar o melhor, mas, ao me aproximar de cada meta, fazia isso passo a passo”

Comentário: o primeiro passo para uma preparação é a escolha do objetivo. Feito isso, passa-se ao trabalho diário para alcançá-lo, que é lento e gradativo, sendo a paciência e a escolha de metas palpáveis o grande segredo para o sucesso. Em conclusão, não adianta ficar ansioso para alcançar seus objetivos, começando a estudar, por exemplo, Direito Constitucional pelo livro do Gilmar Mendes, sem antes ter uma base sólida da matéria.

·        “Faço perguntas, leio, ouço”

Comentário: aqui, Michael Jordan demonstra que o trabalho em equipe também engrandece. Os colegas são ótimas fontes para treinamento para provas orais por meio das “brincadeiras” de perguntas e respostas, além de poderem ajudar a sanar diversas dúvidas.

·        “Não tenho receio de perguntar quando não sei algo”

Comentário: não se deve ter medo de pedir ajuda. Não há nada de humilhante em fazer perguntas e, além do mais, corre-se o risco de ter a dúvida respondida.

·        “Se estou mergulhando em uma situação, mentalizo que vou ser bem sucedido. Não fico imaginando o que vai acontecer se eu fracassar”

Comentário: o pensamento positivo com certeza deixa-nos calmos, tornando o estudo diário mais agradável, além de manter-nos concentrados na hora da prova. Sei disso porque passei por uma experiência totalmente oposta a essa dica. Eu estava começando a estudar para concurso público quando saiu o concurso de analista processual do TRF1. Era um cargo excelente e eu desejava muito passar. Consegui exaurir o edital, mas isso não foi o suficiente para a aprovação. Eu estava muito pressionado a passar, porque desejava muito o cargo. Minha tranquilidade foi embora. Resultado: pela primeira vez tive um branco geral, e esqueci até de questões básicas de Direito Constitucional. E o mais engraçado, se é que existiu esse lado, é que eu me lembrei das respostas logo depois de ter saído do local de prova.

·        “O que existe é uma oportunidade para você fazer o seu melhor e obter sucesso”

Comentário: esse é o pensamento positivo, enxergar cada concurso como uma oportunidade de melhorar, independentemente de eventual reprovação.

·        “O fracasso sempre me levou a tentar com mais entusiasmo na vez seguinte”

Comentário: Qual o ponto positivo da reprovação? Ela pode ser o combustível para se estudar mais e se identificar as dificuldades, a exemplo de qual matéria se tem mais dificuldade.

·        “Meu conselho sempre é ‘pensar positivo’ e buscar em cada fracasso o ‘combustível’ para uma nova tentativa. Às vezes o insucesso nos deixa mais perto de onde queremos chegar.”

Comentário: belo resumo dos últimos quatro conselhos.

·        “Esqueça o resultado. Você sabe que está fazendo a coisa certa. Relaxe e execute.”

Comentário: os resultados servem apenas para nos pressionar.  Eles devem ser deixados de lado. O que interessa é a boa execução das tarefas e, para isso, deve-se estar tranquilo. Os resultados virão como consequência do bom trabalho.

·        “Posso aceitar a derrota. Todos nós falhamos em alguma coisa. O que não posso aceitar é não tentar.”

Comentário: acredito ser corriqueiro o pensamento da desistência logo após a queda em concurso público. As derrotas são normais, são próprias da vida. Com base nisso, Michael Jordan diz para não se deixar abater com elas, bem como não desistir de enfrentar os obstáculos. Conclusão: é tentado que se alcança uma vitória.

·        “As pessoas diziam que eu deveria me desviar desse caminho difícil, mas eu não tinha intenção de fazer isso. Havia tomado minha decisão, estava comprometido com as minhas metas. Queria descobrir o meu valor, ter ideia da minha capacidade.”

Comentário: devemos acreditar em nosso potencial, pouco importando a opinião contrária de terceiros. Penso da seguinte forma: se existem pessoas que foram aprovadas em concurso público, não há lógica para eu também não ser aprovado. 


·        “Sempre acreditei que, se trabalhasse duro, os resultados viriam”

Comentário: muito interessante esta passagem. Aqui cai o mito do talento sem esforço. Michael Jordan foi um CDF no basquete e graças ao seu esforço, e não por causa da genética, que ele se tornou o maior astro da história da NBA. O mesmo princípio se aplica aos concursos públicos.

·        “Temos que ser fiéis aos nossos planos, pois muitos tentarão nos rebaixar ao seu nível por não conseguirem realizar certas coisas”

Comentário: tenha foco em suas metas de estudo e esqueça as distrações.

·        “Não existem atalhos”

Comentário: até hoje não encontrei um caminho mais curto para aprovação em concurso.

Um comentário:

  1. Meu irmão, é com muita admiração e orgulho de tê-lo como um exemplo que leio esse blog, que como dito por você, foi uma forma de se automotivar. Nesse momento (cabine 7) estou na batalha que você já concluiu e espero também poder vencê-la. Avante!!!

    ResponderExcluir

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...