domingo, 9 de julho de 2017

Fale sobre... Teoria da Associação Diferencial

Esta teoria tem como seu expoente Edwin Suntherland (inspirou-se, em parte, nas ideias de Gabriel Tarde).
Para a Teoria da Associação Diferencial, o crime não é prática exclusiva das classes menos favorecidas, sendo praticado por todas as classes econômicas da sociedade, incluindo as mais abastadas. Em razão desta constatação, Suntherland alcunhou o termo “white collar crimes” (crimes do colarinho branco) para designar a criminalidade praticada por autores diferenciados do comum, com poder aquisitivo elevado.
Para explicar as raízes do fenômeno criminal, que não tem qualquer relação com a classe social do infrator, Suntherland defende que esta conduta desviada tem origem social, e o homem aprende a delinquir por meio da interação com outras pessoas, em um verdadeiro processo de comunicação. Na verdade, pode-se dizer que o indivíduo converte-se em delinquente a partir do momento em que os valores predominantes no grupo do qual faz parte ensinam o crime, num verdadeiro processo de imitação, e evidenciam que a transgressão das normas vigentes na sociedade trazem mais benefícios do que prejuízos.


2 comentários:

  1. bom dia, gostei do resumo, gostaria que manda se outros resumos ligado a teoria bioatropologia e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Marcelino. Meus resumos de criminologia são baseados no edital de Delegado de Polícia Federal. Se tiver interesses em vê-los, basta acessar https://meucadernodecriminologia.blogspot.com/

      Excluir

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...