segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Questão dissertativa de Direito Tributário (XVIII Exame de Ordem Unificado - FGV)


QUESTÃO:
Em dezembro de 2014, a pessoa jurídica W teve a falência decretada durante o seu processo de recuperação judicial, iniciado no mesmo ano, em virtude da não apresentação do plano de recuperação judicial no prazo previsto em lei. Considerando a ordem a ser observada na classificação dos créditos na falência, a União alegou que os créditos de Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) devidos pela contribuinte, relativos aos exercícios de 2011 e 2012, deveriam ser pagos antes dos créditos extraconcursais.
Diante disso, responda aos itens a seguir.
A) Está correto o argumento da União?
B) Após a decretação da falência, a cobrança judicial do crédito tributário pode prosseguir por meio de execução fiscal?


RESPOSTA:
a) Não, pois os créditos concursais, a exemplo dos créditos tributários, somente serão pagos posteriormente aos créditos extraconcursais, consoante dicção do art. 84, caput, da Lei n. 11.101/2005.
b) Após a decretação da falência, a cobrança judicial do crédito tributário pode prosseguir por meio de execução fiscal, pois a cobrança judicial do crédito tributário não está sujeita a concurso de credores ou habilitação em falência e recuperação judicial, a teor do art. 187 do CTN. Ademais, a competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui o Juízo da Falência (art. 5º da Lei n. 6.830/80).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...