quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Questão subjetiva de Direito Administrativo (V Exame de Ordem Unificado - FGV)


QUESTÃO:

O governador de determinado Estado da Federação, comprometido com a recuperação do sistema penitenciário estadual, decide lançar edital de licitação para a contratação de uma parceria público-privada tendo por objeto a construção e a gestão de complexo penal, abrangendo a execução de serviços assistenciais (recreação, educação e assistência social e religiosa), de hospedaria e de fornecimento de bens aos presos (alimentação e produtos de higiene). O edital de licitação estima o valor do contrato em R$ 28.000.000,00 (vinte e oito milhões de reais) e estabelece o prazo de quinze anos para a concessão.


Com base nesse cenário, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.

a) Analise a juridicidade do projeto à luz do valor estimado do contrato e do prazo de concessão. (Valor: 0,60)

b) É juridicamente possível que o contrato de parceria público-privada contemple, além dos serviços descritos no enunciado, a delegação das funções de direção e coerção na esfera prisional? (Valor: 0,65)

RESPOSTA:

a) O valor e o prazo do contrato de parceria público-privada estão em conformidade com os ditames legais da Lei 11.079/04. O valor do contrato, R$ 28.000.000,00 (vinte e oito milhões de reais) é superior ao piso para a celebração do contrato, que é de 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), nos termos do art. 2º, § 4º, I, da Lei 11.079/04; e o prazo da prestação do serviço, quinze anos, também é superior ao período mínimo exigido, cinco anos (art. 2º, § 4º, II, da Lei 11.079/04).

b) A resposta é negativa. As funções de direção e coerção na esfera penal são atividades próprias do Estado, portanto indelegáveis. A propósito, a própria lei 11.079/04, em seu art. 4º, III, veda a contratação de parceria público-privada para desempenhar atividades exclusivas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...