quinta-feira, 12 de abril de 2012

Questão subjetiva de Direito Administrativo (VI Exame de Ordem Unificado - FGV)


QUESTÃO:

Tício, motorista de uma empresa concessionária de serviço público de transporte de passageiros, comete uma infração de trânsito e causa danos a passageiros que estavam no coletivo e também a um pedestre que atravessava a rua.


Considerando a situação hipotética narrada, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.

a) Qual(is) a(s) teoria(s) que rege(m) a responsabilidade civil da empresa frente aos passageiros usuários do serviço e frente ao pedestre, à luz da atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal? (Valor: 0,6)

b) Poderiam as vítimas responsabilizar direta e exclusivamente o Estado (Poder Concedente) pelos danos sofridos? (Valor: 0,65)


RESPOSTA:

a) A atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal definiu a teoria do risco administrativo (objetiva) como regente da responsabilidade civil da empresa frente aos passageiros usuários do serviço e também frente ao pedestre.

b) Não. A responsabilidade civil do Estado em face da concessionária é subsidiária, somente sendo acionada em caso de insuficiência de recursos desta para arcar com os gastos provenientes da indenização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...