terça-feira, 15 de outubro de 2013

Questão subjetiva de Direito Penal e Processual Penal (X Exame de Ordem Unificado - FGV)


QUESTÃO

José, conhecido em seu bairro por vender entorpecentes, resolve viajar para Foz do Iguaçu (PR). Em sua bagagem, José transporta 500g de cocaína e 50 ampolas de cloreto de etila. Em Foz do Iguaçu, José foi preso em flagrante pela Polícia Militar em virtude do transporte das substâncias entorpecentes. Na lavratura do flagrante, José afirma que seu objetivo era transportar a droga até a cidade de Porto Vera Cruz (RS), mencionando, inclusive, a passagem de avião que já havia comprado.


Você é contratado para efetuar um pedido de liberdade provisória e o que mais entender de Direito em favor de José.

Atento somente ao que foi narrado na hipótese acima, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir:

A) O órgão competente para julgamento é a Justiça Estadual ou a Justiça Federal? Justifique. (Valor: 0,75)

B) Se José objetivasse apenas traficar drogas em Foz do Iguaçu, o órgão competente seria o mesmo do respondido no item A? Justifique. (Valor: 0,50)

A simples menção ou transcrição do dispositivo legal não pontua.

RESPOSTA:

a) Para o delito em questão ser da alçada da Justiça Federal é necessária a presença de indícios suficiente acerca da transnacionalidade do tráfico de drogas. A justificativa legal repousa no artigo 109, V, da Constituição Federal, pois o Brasil se comprometeu por meio de tratados e convenções internacionais na repressão deste delito.

Contudo, o simples fato de José ter sido flagrado em Foz do Iguaçu transportando drogas e com passagens em mãos para outra cidade brasileira, Porto Vera Cruz, não revela a intenção de transpor as fronteiras para o exterior, circunstância essencial para configurar a transnacionalidade da conduta. Portanto, por se tratar de tráfico interno a competência é da Justiça Estadual.


b) Sim, seria igualmente a Justiça Estadual, por se tratar de tráfico interno de drogas, previsto no art. 33 “caput” da lei 11.343/2006, ante a ausência de intenção de se ingressar em território estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...