sexta-feira, 1 de junho de 2012

Questão subjetiva de Direito Civil e Processual Civil (VI Exame de Ordem Unificado - FGV)


QUESTÃO:

Frederico propôs ação de restituição de indébito em face da sociedade de telecomunicações X sob o rito ordinário. Na peça inaugural expôs os elementos que entendia serem autorizadores da concessão antecipada dos efeitos da tutela, requerendo a concessão da medida inaudita altera pars a fim de que se cessasse a cobrança indevida. No despacho liminar, o juiz determinou apenas a citação do réu. Na réplica, foi reiterado o pedido de antecipação de tutela. Por se tratar de questão meramente de direito e estando a causa madura, o juiz julgou antecipadamente a lide, julgando procedente o pedido.


Com base em tal situação, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.

a) Considerando que o juiz deixou de apreciar o pedido de antecipação de tutela, explique fundamentadamente qual medida deve ser tomada para que haja manifestação sobre a antecipação de tutela na sentença. (Valor: 0,65)

b) Na hipótese do enunciado, considere ser você o(a) advogado(a) da ré, que, tempestivamente, requereu a produção de provas em audiência, o que foi negado pelo julgador antes da aplicação do art. 330, I, do CPC. Aponte qual medida jurídica deve ser tomada a fim de questionar tal negativa, descrevendo o prazo para ajuizá-la. (Valor: 0,6)


RESPOSTA:

a) A interposição de Embargos de Declaração é a medida correta a fazer com que o juiz aprecie o pedido de antecipação de tutela anteriormente omitido na sentença. Segundo o art. 535, II, do CPC, “cabem embargos de declaração quando for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal”. No caso, o ponto omitido é justamente um dos pedidos, o de antecipação de tutela. Assim, requerer-se-á nos embargos de declaração que o juízo se manifeste quanto ao pedido de antecipação de tutela feito na petição inicial e reiterado na réplica.

b) De acordo com o art. 513 do Código de Processo Civil, a apelação é a via recursal idônea a atacar sentença.

O prazo para a interposição do recurso de apelação é de 15 dias, nos termos do art. 508 do CPC.

O julgador incorreu em “error in procedendo” ao negar o requerimento tempestivo de produção de provas em audiência. Como consequência da decisão, houve patente cerceamento de defesa, eis que à ré, ora apelante, foi reduzida a amplitude do contraditório, no sentido substancial, de fazer valer sua defesa através de todos os meios permitidos em direito, dentre elas a produção da prova em audiência.

3 comentários:

  1. Neste caso o recurso cabível não seria o Agravo, uma vez que o pedido foi negado pelo julgador antes da aplicação do art. 330, I do CPC?

    ResponderExcluir
  2. Pensei nisso também, mas cheguei à conclusão de se tratar de uma pegadinha.

    A negativa se daria por meio de uma interlocutória, que seria agravável.

    Contudo, a letra b diz que devemos combiná-la com o enunciado da questão.

    Com isso cheguei a seguinte conclusão: o juiz indeferiu o pedido de produção de provas em audiência e julgou antecipadamente a lide com fundamento no art. 330, I, do CPC.

    Somente após a sentença que o advogado resolveu recorrer.

    Daí a apelação, tendo como fundamento o "error in procedendo", pois o juiz só poderia ter julgado antecipadamente a lide se não houvesse a necessidade de produzir prova em audiência.

    No final das contas, tudo não passou de uma questão de gramática, interpretação de texto mesmo.

    Ah, e obrigado pela pergunta. O fomento ao debate foi um dos motivos para a criação do blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. e se for o caso de ser o advogado do autor a requerer?

    ResponderExcluir

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...