sábado, 20 de agosto de 2011

Questão subjetiva de Direito Constitucional (Exame da Ordem 2009.3 - CESPE)

QUESTÃO:

Jorge, com nacionalidade brasileira desde 1990, foi preso por determinação do Supremo Tribunal Federal, em face de pedido de extradição formulado por país que não tem tratado de extradição com o Brasil. Alega o país requerente que Jorge teria praticado, em 2001, em território daquele país, crime de estelionato.


Nessa situação hipotética, que medida judicial seria a mais adequada aos interesses de Jorge? Fundamente sua resposta, apresentando o argumento de mérito a ser utilizado.

RESPOSTA:

A medida judicial mais adequada aos interesses de Jorge seria o remédio constitucional “habeas corpus”, no intuito de restabelecer o “status libertatis” do paciente, bem como atacar o pedido de extradição que certamente o privará da liberdade (art. 5º, LXVIII, da CF/88).

A fundamentação será de que “nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins” (art. 5º, LI, da CF/88). Isso porque Jorge teria, hipoteticamente, praticado crime, no território estrangeiro, após a aquisição da naturalidade brasileira e, mesmo não importando o marco temporal do fato, o crime de estelionato não se encontra excepcionado na norma constitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...